segunda-feira, 23 de junho de 2014

Primeiro semestre de 2014. Começamos com um dia delicioso!


DIA DE SOL!!! 



As atividades do Ateliê Nossa Casa desse primeiro semestre de 2014 começaram com um dia ensolarado e animado. Em razão do belo tempo pudemos nos reunir todos no jardim do Departamento de Artes Plásticas da USP, conversar, sorrir e, sobretudo, nos conhecer. Muitos já sabiam os rostos e os nomes por terem se encontrado em edições anteriores do Ateliê, outros chegaram ali pela primeira vez. 

Depois disso, juntos, caminhamos pelas salas do prédio, conhecendo aos poucos as oficinas de gravura, cerâmica, gravura, etc. Nesse trajeto outras companhias surgiram: alunos de Artes Plásticas nos mostraram um pouco mais de seus trabalhos. Acompanhe essa caminhada divertida e cheia de olhares surpresos juntamente conosco! Aqui estão algumas fotos. 


 












Foi um belo passeio, não foi?!

Em seguida, começamos a atividade da “máquina fotográfica”. Em duplas e de mãos dadas os alunos saíram ao jardim, um sendo a máquina e o outro o fotógrafo. Caminhavam, escolhiam a imagem e faziam com que a máquina os fotografasse com um olhar fixo. Trocaram-se as funções e de volta ao Ateliê foi a hora de transformar essas visões todas em belos desenhos para que todos pudessem vê-los. 


















NOSSOS POVOS

A proposta de construção dos povos começou com uma conversa divertida e a experimentação sobre “o que seria um povo?”. Em roda, as crianças foram convidadas a sentarem-se em roda e juntos conhecer os objetos dispostos sobre o tecido ao chão. A experimentação foi tão interessante que até registramos uma “composição musical”. Olhe as fotos e veja a filmagem. Essa última foi feita de repente, mas vale a pena conferir o ritmo criado pelos alunos. 






















Depois, as crianças sortearam cartas de cinco povos diferentes
(“Povo semente”, “Povo Fogo”, “Povo em pé”, “Povo pedra” e “Povo Trovão”).

Formaram grupos e a fim de criar seus próprios objetos referentes a seus povos. A colheita dos materiais foi feita utilizando uma sacolinha muito especial ensinada aos alunos pela professora Lívia.  














Depois conversaram muito e começaram seus trabalhos tridimensionais. 





































GRAVURAS

Um pouco mais adiante começamos nossas experimentações com a técnica da gravura. As crianças puderem escolher fazer suas matrizes em madeira, borracha e/ou cobre. Muitos deles ficaram nos dois primeiros suportes. O ato de gravar foi um desafio muito interessante, tanto porque fez com que os alunos pensassem na composição de seus trabalhos, quanto porque levantou questões interessantes sobre os materiais e as dificuldades que eles trazem. Mas as crianças não recuaram, não! Eles foram até o fim para entenderem um pouco mais dessa técnica e serem criativos nas imagens que produziram. 
























O momento de entintar as matrizes foi uma movimentação. Cheia de cores, as crianças fizeram da mesa preparada para essa atividade um grande acontecimento. Tanto que, posteriormente, em outros encontros, introduzimos uma conversa sobre as possíveis texturas que os objetos do nosso cotidiano poderiam ter. Assim, os alunos investigaram muitos objetos trazidos em uma “caixa de surpresas” e puderam compor outros trabalhos. 


















COSTURAS 

Em breve adicionaremos as imagens das nossas experimentações no campo da costura. 





Convite da exposição:





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