Na aula passada já tínhamos trabalhado com a argila. No entanto, os alunos ficaram livres para fazerem suas experimentações, sem muitas instruções técnicas. Hoje, retomamos o material, mas de um modo um pouco diferente.
No início do encontro a educadora Bruna conversou com os alunos a respeito das mensagens deixadas por alguns modos e o modo como essa escrita difere do tão comum papel e caneta. Muitas delas são feitas por imagens gravadas em superfícies de barro, como mostram algumas imagens vistas em aula.
Porém, criar essas superfície não é uma tarefa tão simples e necessita de alguns cuidados técnicos.
Quais seriam esses cuidados?
A partir dessa pergunta os alunos foram levados a observar os trabalhos que produziram na aula anterior, atentando para alguns detalhes. Por que alguns tinham rachado depois de secarem? Por que algumas partes não fixaram?
Após uma conversa gostosa, cada criança foi convidada a criar sua própria placa com uma mensagem. Para tanto, cada uma recebeu instruções passo a passo de como preparar uma superfície de argila para sua "escrita". O primeiro desafio foi o de tirar todo ar do material, sovando o barro. Essa primeira etapa rendendo um exercício físico interessante e divertido para os pequenos.
Em seguida, eles abriram as massas de argila com os rolos disponibilizados. Cortaram nas dimensões que desejaram e começaram suas gravações.
Alfabetos ao contrário, escritas antigas e palavras inventadas. Desenhos e símbolos de todo o tipo foram algumas das imagens que surgiram no nosso encontro de hoje.
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