sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Nossos universos!

O dia estava belo e, por isso, a conversa que abriu o nosso encontro foi realizada no jardim do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP. Juntos e bem relaxados nas nossas almofadas e esteiras falamos sobre o nossas concepções de "universo". Afinal, o que essa palavra quer dizer? O universo é sempre no espaço? E nossos universos individuais? Os lugares onde vivemos, somos criados, as pessoas que dividem esses espaços conosco... Nossos mundos (geográficos ou não), não seriam também "universos"? Deitadas, sentadas ou com saltos repentinos a cada nova formulação que surgia, as crianças nos levaram a conhecer seus universos especiais: suas ideias sobre esse conceito e como elas enxergam partes do mundo em que vivem e ajudam a construir.





Em seguida, nos dirigimos até a nossa sala. Juntos carregamos nosso "acampamento aconchegante" e o montamos em outro espaço. Outros optaram por cadeiras e até por se disporem sobre as mesas da sala. Nessas posições assistimos alguns vídeos de mitos da criação do universo e continuamos nossa conversa.





Chegou a hora de pensarmos em uma imagem dos nossos universos individuais. Para isso, a criaríamos a partir de elementos da nossa natureza. O momento de reunir esses materiais é a nossa COLETA. Recuperamos as caixas que preparamos anteriormente, nossas cestas, e partimos como exploradores do mundo, reservando em nossas caixas aquilo que mais encantava nossos olhos, nossas mãos, nossos narizes, etc.





















De volta a sala de aula no Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP. Os alunos encontram outros materiais que escolhemos para eles. Às coletas contidas nas caixas somou-se as escolhas desses novos materiais. As seleções eram continuas, misturas com as idas as mesas de trabalho e mesmo ao chão. Tudo em uma organização muita particular que a dinâmica da aula acabou adquirindo. Tudo isso para criar imagens de universos próprios.




















  







Os sorrisos brotaram junto com as experimentações. Colar, descolar, cobrir e revelar... Tudo valeu para chegar a imagem que se quis, e foram essas que nos mostraram os espaços desses pequenos para além de suas palavras inicias, no começo do encontro de hoje.










Nenhum comentário:

Postar um comentário