sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Planetas duplos.

O encontro começou com os olhares de todos para as partes de universos que criamos no encontro passado. Universos que juntos no Ateliê Nossa Casa se configuraram como planetas individuais. Mas um universo todo cabe dentro de um planeta? Ahh, cabe sim! No Ateliê coube, pois na medida em que cada um criou uma imagem sua, confeccionou também uma parte do universo que formamos em conjunto, todas as terças-feiras na sala do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP. E foram como planetas de nosso universo coletivo que cada um dos trabalhos foi visto na aula de hoje.






Após nosso papo e as observações que os alunos levantaram sobre os trabalhos dos colegas a proposta foi dividir. Já que existem espaços, físicos e imaginários, que sempre compartilhamos com os outros, começamos a pensar sobre planetas duplos, a serem construídos juntamente com um colega. Esse por sua vez poderia ser criado com materiais um pouco distintos da aula passada, incluindo sucatas. 

 



As caixas com os materiais das coletas também retornaram, pois ainda continham muitas possibilidades reservadas em seus interiores. 



Alguns alunos decidiram trabalhar sozinhos. Outros separaram em seus trabalhos um espaço para o colega que havia faltado e que poderia fazer o trabalho depois. Outros ainda descobriram gente diferente. E mesmo os que continuaram juntos aos companheiros de sempre se enveredaram na tarefa de criar um mundo à dois.




 














 






 




 

Os mundos foram diversos. Planetas que, como ressaltou Antônio a respeito de seu trabalho com Katherine (que juntos formaram uma dupla que nunca havia trabalho junto), eram "nossos": "O nosso planeta!". Lugares habitados por seres construídos em conjunto, e repleto de cores novas. Algumas descobertas pelas experimentações de Luiza. Animais criados pelas invenções de Maria Alice e nossa outra Luisa. Planetas feitos de água como o de Carolina. Com estopas, algodões, serragem, areia colorida, brilhos, lantejoulas... Misture tudo que está contido na receita e verá surgir o planeta bolo de Clara e Valentina. Misture ainda mais e sem medos e perceberá como foi criado o nosso universo com imagem individuais e planetas duplos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário