Começamos nosso
encontro com uma conversa generosa por parte das crianças a respeito dos
planetas que elas criaram no encontro anterior. Alguns deles chegaram a receber
nomes próprios. O Planeta Bolo, por exemplo, era composta de uma mistura
curiosa de cores e texturas. A imagem é acompanhada de uma receita específica
para a criação do planeta. Carol construiu um planeta feito de água, com nuvens
densas em estopa. O mundo de misturas da Luisa e Maria Alice trazia os mais diversos
animais combinados: um macaco com pernas de aranha, gatos com rabos de peixes,
nuvens vermelhas e animais carnívoros que voavam. No planeta de Agatha e de
Inia as pessoas são pequeninas e a natureza desponta em magnitude. Os planetas
coloridos tomaram o chão da sala.
Juntos começamos a pensar em visitá-los, mas como? Claro, uma NAVE ESPACIAL.
Com grandes caixas de papelão começamos a fazer nosso meio de transporte. O trabalho que
começou de modo tímido, de repente havia tomado toda a sala. Compenetrados os
alunos investiam em um estrutura complexa, criativa e desafiadora. Alguns se
dividiram em grupos pequenos para montar partes da nave, outros elaboraram
elementos individuais para depois juntá-los. Com fitas, cortes, cola-quente e tudo o mais, eles deram uma forma nova às
comuns caixas de papelão. Elas desfizeram uma estrutura tridimensional, criaram
uma bidimensional para voltar a forma 3D.
Enquanto alguns alunos se dedicavam a construção do corpo da nave, outros trabalhavam no desafio das asas ou de elementos internos. João e Carol se dedicaram ao motor, Ayki a um fabricador de oxigênio e Vitória e Ana Clara ao painel de controle. As duas primeiras estruturas se interligaram muito bem, de modo que os grupo optou que a máquina de Ayki filtraria o ar do motor de João e Carol, criando um ar puro que seria difundido dentro da nave. Com o passar do tempo as ideias foram crescendo e Olívia concluiu o encontro de hoje propondo uma geladeira para a nave espacial.
Fabricador de oxigênio em processo.
Fabricador de oxigênio em processo.
Fabricador de oxigênio em processo.
Fabricação dos painéis de controle.
Fabricação dos painéis de controle.
Construção da nave de exploração.
Construção da nave de exploração.
Construção da nave de exploração.
Construção da nave de exploração.
Construção dos assentos da nave.
Construção dos assentos da nave.
Construção dos assentos da nave.
Construção dos assentos da nave.
O trabalho não parou, a cada momento novas construções eram criadas. Esses nossos engenheiros usaram como medidas seus próprios corpos. Em exercícios de intuição cortavam e colavam no lugar de serras e parafusos. Desse modo, davam forma a uma imaginação coletiva no qual cada um deles teve lugar para propor um espaço novo nessa nave espacial.
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